Não é difícil amar o proximo. Jesus mesmo nos ensinou isso ao pedir que o Pai perdoasse aqueles que o crucificaram, Amar ao próximo sigifica não desejar o mal para ninguém, ajudar na medida do possível, não necessariamente com dinheiro, pois às vezes tudo que a pessoa precisa é de um conselho para poder enfrentar as adversidades.
O ódio é uma das ferramentas mais poderosas contra nós mesmos, pois nos deixa sucetíveis a influências dos espíritos que têm prazer nesses sentimentos. Esses mesmos espíritos passam a incentivar cada vez mais esses pensamentos de ódio de desprezo pelo outro e, com o tempo a pessoa torna-se dominada por eles.
Porém, a prece e a vigilância constante de nossos pensamentos afasta esses espíritos, pois, assim como eles são atraídos por pensamentos ruins, também são afastados por bons pensamentos. Os bons pensamentos permitem, também que os espíritos puros (protetores) se aproximem de nós. Mas quando temos pensamentos maus, que desagradam os bons espíritos, eles se afastam, deixando o caminho livre para os espíritos inferiores. É uma via de mão dupla, boqueamos ou liberamos o acesso tanto dos bons qanto dos maus epíritos.
Procure aproximar-se de Deus o mais possível através da prece e vigie seus pensamentos, para que tenha uma vida correta e livre de maus pensamentos.