ONLINE
1




Partilhe esta Página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 2150
"Não vim destruir a lei"
"Não vim destruir a lei"

"Não cuideis que vim destruir a lei e os profetas. Não os vim destruir. Mas, cumpri-los. Porque, em verdade vos digo que o céu e a terra não passarão, sem que tudo que se acha na lei esteja devidamente cumprido, enquanto reste um único jota ou um único til." (s. Mateus, 5:17 e 18)

 

Há duas partes distintas na lei mosaica, uma moral, dada por Deus, no Sinai, e outra civil ou disciplinar, estabelecida por Moisés. Uma, a lei moral, é invariável. A outra é temporal, apropriada a costumes e ao caráter do povo. Se modifica com o tempo.

A lei de Deus está registrada nos dez mandamentos, como segue:

 

I -  Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da cervidão. Não terás outros deuses estrangeiros diante de mim. Não farás pra ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há acima, no céu, nem embaixo, na terra, nem te curvarás diante dela, nem lhes prestarás culto soberno. 

II - Não pronunciareis o nome do senhor teu Deus em vão.

III - Lembra-te de santificar o dia do sábado.

IV - Honra teu pai e tua mãe pra que vivas longamente sobre a terra que o senhor vosso Deus vos dará.

V - Não matareis.

VI - Não cometereis adultério.

VII - Não roubareis.

VIII - Não prestareis falso testemunho contra o teu próximo.

IX - Não desejareis a mulher do vosso próximo.

X - Não cobiçareis a casa do vosso próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem qualquer coisa que lhe pertençam.

 

Essa lei, a lei moral, é a lei que Jesus veio cumprir. Dar-lhe o verdadeiro entendimento, desenvolvê-la e adaptá-la ao grau de compreensão dos homens. A lei dada por Moisés, ao contrário, Jesus a modificou profundamente, combatendo as práticas exteriores abusivas e erros de interpretações. Jesus resumiu a lei moral em: "Amarás a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo".